Os atrativos turísticos e culturais da Serra da Mantiqueira serão fortalecidos com o lançamento do projeto “Destino Mantiqueira”. Com o emblema “o ano todo, a serra inteira”, a cooperação foi firmada, nesta quarta-feira (4/12), na Fundação Clóvis Salgado (FCS), em Belo Horizonte. São parceiros no projeto, além da Secult-MG, as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo, e nove Instâncias de Governança Regionais:Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.
A iniciativa busca valorizar os produtos e roteiros regionais, fomentando parcerias e valorizando o turismo de experiência nos municípios envolvidos. A cerimônia marcou o segundo dia da Semana Nacional do Turismo, que acontece na capital mineira até esta sexta-feira (6/12).
A parceria foi anunciada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acompanhado do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, dos secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, e de São Paulo, Marcelo Costa, e da secretária de Turismo de São Lourenço (MG), Joana Maria Coelho. A cerimônia contou, também, com a participação da presidente da FCS, Eliane Parreiras.
O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou a necessidade de ações como esta para a transformação do Turismo no país. “Com essa iniciativa inédita queremos dar maior visibilidade aos circuitos e transformar o destino Mantiqueira em um dos mais importantes do país”, ressaltou. O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, pontuou que o Governo de Minas Gerais enfrenta uma agenda de equilíbrio fiscal necessária, contudo, o Turismo é fundamental para a transformação da economia do Estado e deve ser incentivado.
De acordo com o secretário Marcelo Matte, o projeto dá à região a oportunidade de mostrar todas as suas potencialidades. “O Destino Mantiqueira impacta três estados e cerca de 100 municípios. Esta é uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais. Poderemos estimular a geração de emprego e renda via turismo de experiências, fortalecendo os circuitos do azeite, o balonismo, os roteiros de café, os nove roteiros estaduais que estão envolvidos nos Circuitos da Mantiqueira”, celebrou Matte.
Diversidade
Preparada para receber um alto número de visitantes, a Mantiqueira, com uma extensão de cerca de 500 km, integra mais de 100 cidades em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A região reúne grande diversidade de atrativos turísticos, com passeios vão de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo, além de municípios produtores de cafés especiais, azeites e queijos premiados mundialmente. No destino, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura.
Fotos: Renato Cobucci/Imprensa MG