O potencial turístico de Minas Gerais também será pauta do encontro virtual.
Como promover um destino turístico em tempos de isolamento social? Quais as tendências de consumo para os viajantes após a pandemia? Essas foram algumas das questões discutidas durante a última live #SecultAoVivo, no dia 27 de maio. O encontro virtual teve a participação dos consultores em marketing turístico Thiago Akira e Marta Poggi, e mediação de Fátima Tropia, analista do Sebrae Minas.
Com o tema “Marketing de destinos turísticos durante e pós Covid 19 – Tendências do mercado de consumo de viagens, como promover destinos durante o isolamento e como trabalhar o período de retomada”, a live também incluiu a discussão sobre as potencialidades e vantagens de Minas Gerais como destino turístico e sobre como a “mineiridade” pode ser uma alavanca para a recuperação do setor.
Tendências
Os especialistas apresentaram pesquisas e dados relativos às expectativas dos turistas em relação a viagens no período de retomada das atividades do setor, além de estratégias fundamentais de marketing digital para a promoção de destinos turísticos.
O cenário pós-pandemia prevê mudanças no hábito de consumo dos turistas, com viajantes buscando mais segurança, turismo de proximidade, além de destinos mais exclusivos e de natureza. Um terreno fértil a ser explorado pelas empresas de Minas Gerais, já que o estado, eleito melhor destino de natureza do Brasil pelo Instituto DataFolha em 2019, possui diversas e belíssimas cachoeiras e trilhas espalhadas por seu território. Todos foram unânimes ao abordar os diferenciais e potenciais de Minas para atrair viajantes: a mineiridade, a história, o patrimônio e a gastronomia.
Os participantes também comentaram ações necessárias às empresas e profissionais do setor de turismo, como a importância da presença nos meios digitais e da evolução na montagem de produtos. Além disso, citaram as parcerias, trocas de experiências e a união entre as empresas do ramo na divulgação de destinos nas redes sociais. Outros pontos destacados foram a identificação e o alcance de públicos potenciais, a oferta do turismo de experiência on e off line e a fidelização de clientes de forma virtual.
A próxima live acontece no dia 2/6 e o tema será divulgado em breve.
#SecultAoVivo é uma série de encontros online promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult) sobre temas que estão na pauta dos setores de cultura e turismo, com o objetivo de traçar estratégias de enfrentamento da crise causada pela pandemia.
Após as lives, os conteúdos ficam disponíveis nos canais da Secult nas redes sociais: Youtube (https://bit.ly/2Tl4QKM) e Facebook (@CulturaeTurismoMG).