O encontro on-line buscou responder questões como possibilidades e modelos a seguir com a crise da Covid-19.
“A cultura em rede e sua cadeia de valor” foi o tema de mais uma live realizada nesta terça-feira (9/6) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Profissionais de renome na área da cultura e que também trabalham o tema sob a perspectiva da articulação em redes promoveram um rico debate no encontro on-line, que teve a abertura feita por Fábio Caldeira, subsecretário de Cultura da pasta.
A cadeia de valor da cultura envolve uma infinidade de atores e serviços, diretos e indiretos, que potencializam os investimentos públicos diretos, multiplicando-os em termos de impacto econômico. A articulação do fazer cultural em redes físicas e virtuais é um caminho potencializado devido à crise da Covid -19, conforme explica Fábio Caldeira. “O desafio é aperfeiçoar nossa atividade, buscando dar mais efetividade e compreender esse momento complexo que estamos vivendo, que têm inúmeros reflexos econômicos e sociais no nosso dia a dia”, ressalta o subsecretário de Cultura da Secult.
Thiago Petrocchi, especialista em marketing de conteúdo, inbound marketing e inside sales da Rock Content, abriu o encontro destacando a importância da cultura no momento atual. “Precisamos pensar na cultura como mola propulsora de eventos de variedades e que pode qualificar estas iniciativas”, disse.
A opinião é compartilhada por Israel do Vale, que atua há 34 anos em comunicação e nas indústrias criativas e é membro do Fórum Permanente de Cultura. Ele falou sobre desafios de gestão e da necessidade de se encontrar novas formas de conduzir a construção das políticas públicas, sobretudo num cenário de expansão de demandas da sociedade. Israel acredita que a união entre o poder público e a sociedade é a melhor opção: “nós, como sociedade civil, precisamos descobrir como unir forças com o governo e encontrar caminhos possíveis para que consigamos atravessar o deserto a cada novo desafio que se impõe”, destacou.
A importância do papel do Estado e a necessidade de se aprimorar sua relação com a sociedade foi apontada por Cesar Piva, presidente do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira. Ele destacou a gravidade do momento de crise com a pandemia e a oportunidade de se repensar a condição humana, a nova cultura do conhecimento e do compartilhamento. “Está surgindo um movimento de uma nova economia, circular, solidária e sustentável, pensando no futuro da humanidade. Uma nova visão de mundo e de geração de riqueza e, consequentemente, com distribuição dessa riqueza com justiça social, visando o fim da desigualdade”, afirmou Piva.
Gonzaga Medeiros, integrante do Festivale, fechou o bate-papo com informações sobre a criação e representatividade do festival, um dos mais antigos eventos do estado, que potencializa e agrega horizontalmente todas as cidades do Vale do Jequitinhonha com seus fazeres artísticos. Ele é advogado, poeta, declamador, apresentador/animador de eventos culturais, além de dirigir o Instituto Sociocultural Valemais. “O Festivale é um grande encontro de pessoas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, realizado em dezenas de cidades pelo interior de Minas. Ele completa 40 anos em julho, gerando milhares de empregos na região. Uma rede de cultura popular, reconhecido hoje como um dos mais importantes de Minas e do Brasil”, lembrou.
A série #SecultAoVivo promove lives sobre temas que estão na agenda atual de debates para os setores de Cultura e Turismo, compartilhando informações e estratégias de enfrentamento da crise causada pelo coronavírus. Coordenadas pela Secult, elas ocorrem em parceria com outros órgãos do governo e entidades representativas das cadeias da Cultura e do Turismo.
As lives acontecem por meio da plataforma Google Meet e podem ser acompanhadas, ao vivo, por até 250 pessoas. Quem tiver interesse, basta acompanhar o site da Secult. Após o evento, o conteúdo fica disponível no canal da Secult no Youtube.
Série de lives #SecultAoVivo
Após os eventos, conteúdos disponíveis em:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLxlOZ6aVZiV9xkFY32lL5Tr3Rnxk80mav