Primeiro encontro online aconteceu na quinta-feira, 30/7, e foi sobre Conselhos Municipais de Turismo
As políticas e o marketing de turismo em Minas Gerais são o foco da série de webinários promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para todo o trade turístico do estado. As palestras virtuais serão direcionadas aos gestores das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) certificadas, aos municípios mineiros, a empresários do ramo e a entidades do terceiro setor ligadas à cadeia turística em Minas Gerais.
O primeiro encontro on-line aconteceu nesta quinta-feira (30/7) e foi sobre Conselhos Municipais de Turismo (Comtur), com a participação de cerca de 170 pessoas. O debate foi entre o presidente do Comtur da cidade de Bonito/MS, Alexandre Fredrich, o vice-presidente do Comtur de Vitória/ES, Felipe Ramades, e a gestora regional Mariela França, da IGR Circuito das Grutas. A mediação foi feita pela analista técnica do Núcleo de ICMS TUrismo da Secult, Ana Gusmão. A transmissão aconteceu pelo canal da Secult no Youtube, onde já está disponível. Entre o conteúdo debatido estavam as funcionalidades dos conselhos municipais de turismo, a transparência que eles precisam ter a importância da articulação entre os setores envolvidos para se reinventar durante e depois da pandemia.
De acordo com a superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, que fez a abertura deste primeiro encontro, o objetivo da série de webinários é abordar novas formas de trabalho e articulação dos conselhos durante a pandemia. “A intenção é que o debate acerca de variadas ferramentas de trabalho que foram adotadas neste período de quarentena sirva de suporte ao setor no desenvolvimento de ações possíveis para este momento pelo qual estamos passando. Como já vem sendo feito desde o início do período de distanciamento, a Secult pretende, com mais esta série de webinários, aproximar IGRs, municípios, sociedade civil e setor privado para dialogar sobre soluções para o enfrentamento da crise e discutir estratégias de fortalecimento de toda a cadeia envolvida pelo turismo”, apontou Flávia.
As datas e temas dos próximos webinários serão divulgados em breve.