A
importância do Inventário Turístico e a interface com Plataforma Integrada de Turismo (PIT) como ferramenta de inserção e compartilhamento de informações alimentadas pelos municípios foram os assuntos discutidos no webinário promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), nesta quinta-feira (13/8), como parte da série de encontros virtuais que aborda políticas públicas e marketing em turismo. A transmissão ocorreu pelo canal da Secult no Youtube.
O seminário on-line contou com a participação do diretor de Capacitação e Qualificação da Secult, Márcio Ribeiro, para mediar o debate entre o analista do Núcleo de Inteligência de Mercado da Secult, Jean Rodrigues, e o Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo, representante de Mato Grosso, Diego Beserra.
Entre os temas levantados estava a importância da constante atualização do Inventário Turístico na plataforma, pois todos os municípios que fazem parte da política de regionalização do turismo da Secult têm acesso livre à PIT para inserção dos dados. De acordo com os participantes, o envio frequente de informações sobre a estrutura turística dos municípios faz com que as políticas públicas de turismo e os planejamentos de marketing sejam mais direcionados e assertivos.
Inventário Integrado à PIT
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, fez a abertura da live e falou da importância de se discutir os temas poropostos. “É fundamental o debate sobre o Inventário Turístico que, na Secult, é integrado à Plataforma Integrada de Turismo. Essa nossa ferramenta de compartilhamento de dados e informações turísticas é referência nacional de gestão e, se não fosse a atualização dos inventários por parte dos municípios, isso não teria acontecido”, reforçou a subsecretária.
O interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo, representante Mato Grosso, Diego Beserra, falou sobre a funcionalidade da PIT e sobre a facilidade de inserção de dados no sistema. Para ele, o inventário integrado à plataforma é uma das melhores soluções para a gestão das atividades turísticas. “O turismo é muito mais complexo do que atrair pessoas. Ninguém convida pessoas para sua casa sem saber se ela está preparada para recebê-las – é preciso se certificar se há espaço para comportá-las, se a geladeira está abastecida para alimentá-las, se há segurança para a permanência delas. Partindo desse ponto de vista, é por isso que o Inventário Turístico é fundamental, pois é ele que fornece a dimensão da complexidade do sistema turístico do município para que as atividades aconteçam – infraestrutura, apoio, acessibilidade, comunicação e vários outros serviços. E tudo isso é visto de forma clara na PIT, ferramenta que auxilia muito no planejamento, na gestão e na promoção do turismo no município. Tenho certeza de que a plataforma tem um potencial incrível para a retomada das atividades turísticas em todo o país”, pontuou Beserra. O Mato Grosso está em processo de implantação da Plataforma Integrada do Turismo, que é cedida gratuitamente pela Secult – outros 11 estados também estão aderindo ou entrarão em fase de adesão à ferramenta.
Demonstração
Quem assistiu à live também viu como o inventário turístico integrado à PIT foi a base da metodologia do projeto “Turismo ConsCiência”, que mapeou a Instância de Governança Regional (IGR) Circuito dos Diamantes para um trabalho estratégico de organização da estrutura e dos atrativos turísticos, tanto para o poder público quanto iniciativa privada. O projeto foi apresentado pelo professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Guilherme Varajão.
Além disso, o encontro virtual também contou com uma demonstração ao vivo das funcionalidades da plataforma e da inserção de dados do inventário no sistema, feita pelo analista do Núcleo de Inteligência de Mercado da Secult, Jean Rodrigues.
A série de webinários promovida pela Secult para discutir políticas públicas e marketing de turismo têm como público-alvo representantes das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) certificadas pela pasta, de municípios, e de todo o setor do turismo para discutir estratégias e instrumentos que podem contribuir para o planejamento territorial e promoção de destinos turísticos.
A transmissão ao vivo do webinário teve mais de 400 visualizações e está disponível na íntegra AQUI.