A promoção de Minas Gerais como destino turístico, a preparação das empresas e profissionais do setor para o retorno das atividades e a adesão ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur), foram discutidos na live promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), nesta quinta-feira (27/8). A transmissão aconteceu pelo canal da pasta no Youtube.
O encontro on-line faz parte da série #SecultAoVivo e contou com a mediação do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, para conduzir a conversa entre o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França Cordeiro, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET), Jair Aguiar Neto.
“Estamos em processo de planejamento da retomada gradual das atividades turísticas em Minas Gerais, sempre em alinhamento e consonância com o Plano Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais, e em parceria com o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, para um retorno seguro e para a promoção de Minas Gerais como um destino confiável. As diretrizes tanto do Plano quanto do selo garantem protocolos sanitários que possibilitam ao setor a preparação adequada para receber, novamente, os turistas”, afirmou o secretário Leônidas, que chamou a atenção para a celeridade no lançamento do selo Turismo Responsável e comentou sobre o convênio da Secult com o Ministério do Turismo para promoção de Minas Gerais como destino turístico.
Criação do selo
Cordeiro explicou o processo de criação do selo Turismo Responsável, que foi inspirado nas estratégias adotadas por Portugal para retomada das atividades turísticas, e comentou o passo a passo da solicitação do selo pelos prestadores de serviços turísticos. “Foram realizadas várias reuniões com todos os 15 segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo do Ministério do Turismo e com os governos estaduais para criar uma linguagem que faça o turista entender que aquele empreendimento ou profissional se preocupa além do padrão com a segurança e a saúde e adota protocolos e cuidados especiais. O selo tem protocolos que atendem às peculiaridades de cada categoria e todos são chancelados pela Anvisa. Ele é de livre adesão e, ao optar por ele, significa que a empresa ou o profissional está preparado para oferecer seus serviços ao cliente ou turista em um nível de segurança que é adequado ao segmento do qual faz parte. Por isso consideramos que o selo, além de ser uma peça de marketing turístico, é um diferencial da oferta turística com responsabilidade, consciência e segurança”, afirmou Cordeiro. Na oportunidade, o secretário nacional informou que o Plano Nacional de Retomada do Turismo será anunciado em Minas Gerais, no início de setembro.
O vice-presidente do CET comentou sobre a parceria entre a Secult e as entidades do setor em Minas Gerais desde o início da crise causada pela pandemia do coronavírus e ressaltou a importância da permanência desta união para o processo de retomada das atividades turísticas e da promoção de Minas Gerais como destino. “A Secult está em vias de lançar o programa de retomada do turismo em Minas Gerais e o CET está à disposição para fazer o trabalho da divulgação de forma integrada. O diálogo e a mobilização que se iniciaram para enfrentar a crise devem continuar para que a cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais tenha conhecimento das ações e estratégias do programa e trabalhe de forma alinhada para apoiar, incrementar e disseminar as iniciativas do programa de retomada, para promover Minas Gerais como um destino seguro e para que os turistas saibam que, aqui, temos responsabilidade e consciência com nossas atividades”, pontuou Jair Aguiar Neto.
A live, que teve participação de diversas entidades do setor turístico, inclusive de outros estados, por meio do chat do Youtube, está disponível, na íntegra, AQUI.
Selo Turismo Responsável
Com o objetivo de preparar a cadeia produtiva do turismo para o retorno gradual das atividades, o Ministério do Turismo (MTur) lançou o selo “Turismo Responsável – limpo e seguro”, para empresas do setor que estejam dispostas a seguir protocolos de higienização no combate à Covid-19.
Minas Gerais é o terceiro estado que mais solicitou selos até o momento – até esta quinta-feira (27/8), já foram emitidos 1.770 selos para prestadores de serviços de 259 municípios. A maioria dos selos foi concedida para agências de turismo (597), meios de hospedagem (454) e transportadoras turísticas (349). Outros 12 segmentos turísticos estão aptos a solicitar o selo e somam o restante no estado: guias de turismo; restaurantes, cafeterias, bares e similares; prestador especializado em segmentos turísticos; organizadoras de eventos; prestadores de infraestrutura de apoio para eventos; locadoras de veículos para turistas; acampamentos turísticos; parques aquáticos e empreendimentos de lazer; centro de convenções; parques temáticos; casas de espetáculos e equipamentos de animação turística.
Para solicitar o selo, o prestador deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A impressão poderá ser feita pelo site e o selo deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.