Live reuniu especialistas que comentaram a eficácia dessas ferramentas de comunicação e como utilizá-las para fins promocionais e institucionais no turismo
As diferenças entre os marketings promocional e institucional foram o tema central do quarto Webinário Turismo – Política Pública e Marketing em Minas Gerais, que aconteceu nesta quarta-feira (16/9. Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a série de encontros online traz o debate sobre a competitividade no mercado, a busca por um desempenho estratégico e a eficácia da comunicação em toda a cadeia produtiva do turismo. A transmissão aconteceu pelo canal da Secult no Youtube.
Na 4ª edição, o webinário “Marketing Institucional x Marketing Promocional: como desenvolvê-los?” trouxe a discussão sobre comunicação assertiva no turismo para diferentes públicos – imprensa, turistas, comunidade, colaboradores e associados das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) – e sobre a importância de cada uma dessas formas de relacionamentos para a imagem do seu destino.
A mediação deste debate online foi realizada pela superintendente de Marketing Turístico da Secult, Fernanda Fonseca, pela diretora de Promoção e Marketing Turístico da Secult, Ane Machado. Os convidados da Secult que participaram da conversa foram a presidente da IGR Trilhas do Rio Doce, Roberta Andrade e o diretor comercial do Estádio Mineirão, Samuel Lloyd.
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, realizou a abertura da live e explicou que a série de webinários para discutir políticas públicas e marketing é fundamental para alinhar a gestão descentralizada das atividades turísticas e as propostas de marketing do destino em Minas Gerais.
“Neste momento específico de pandemia, discutir um tema como esse é muito importante, porque um dos aspectos com os quais os turistas têm se preocupado muito é a segurança. Então entra o marketing institucional, que mostra o posicionamento daquele território, como ele é percebido e como ele é trabalhado, ou seja, são informações institucionais importantes, principalmente em tempos de retomada gradual das atividades. Já o marketing promocional é direcionado para o turista, para atrair os visitantes, para mostrar o que aquele território tem que merece ser visitado. São linguagens diferentes, para públicos diferentes, por isso precisam ser trabalhadas de maneira diferente. Então fazer um webinário específico sobre esse tema faz com que a gente consiga alinhar conceitos e informações para que entidades de toda a cadeia produtiva do turismo consigam desenvolver um bom trabalho de divulgação dos seus destinos”, explicou Marina.
Com mais de 200 visualizações, a live contou com a participação de profissionais e representantes de diversos segmentos da cadeia turística, bem como de Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que enviaram suas considerações e perguntas por meio do chat do Youtube. O webinário está disponível, na íntegra, neste LINK.
A série Webinários Turismo – Política Pública e Marketing em Minas Gerais é voltada a representantes e colaboradores das Instâncias de Governança Regional, gestores de órgãos municipais de turismo, profissionais da área, interessados nos temas e todo o trade turístico do país. Todas as transmissões acontecem pelo canal da Secult no Youtube.