Boletim Especial é elaborado de acordo com dados do IBGE das atividades econômicas da cadeia produtiva do setorBoletim
Está disponível no site do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) o Boletim Especial com dados do Índice de Atividades Turísticas (IATUR), que apresenta resultados do primeiro semestre de 2020, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Os resultados apontam que Minas Gerais está seguindo o fluxo de recuperação do setor em um cenário nacional, que registra alta média de quase 5% em julho, em comparação com o mês anterior. É a terceira alta seguida desde maio de 2020.
Os dados mais relevantes do Boletim Especial IATUR do OTMG apontam Minas Gerais como o 6º estado no país com maior alta no volume de atividades turísticas no mês de junho, com índice de melhora de 17,2%, e o 3º na região Sudeste. Além disso, os resultados mostram que, em relação à variação da Receita Nominal em Minas Gerais, os meses de maio e junho apresentam melhora significativa: em junho, Minas Gerais registrou crescimento de 10,5%, enquanto o país alcançou os 15,5%. Com isso, o estado também ficou com a 6ª colocação nacional.
Para a elaboração do IATUR, o IBGE leva em consideração um agrupamento de classes agregadadas que incluem as seguintes atividades econômicas: alojamento e alimentação; serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer; locação de automóveis sem condutor; agências de viagem e operadoras turísticas e transportes turísticos.
O Boletim “Índice das Atividades Turísticas – primeiro semestre” completo pode ser acessado AQUI.