Secretaria levou empresas habilitadas no programa Minas Recebe para divulgar destinos turísticos mineiros a agentes de viagem de todo Brasil
Os três últimos dias da Abav Collab 2020 – um dos maiores eventos do setor de turismo no Brasil, que neste ano acontece em formato virtual – contaram com palestras e apresentações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para promover o estado como destino turístico no auditório Destino Brasil, o principal da feira online de negócios.
Na quarta-feira (30/9), a apresentação foi feita pela subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, que mostrou aos participantes as possibilidades que Minas Gerais oferece para o turismo criativo e gastronômico por meio dos mais diversos destinos e produtos, desde os mais tradicionais, como o queijo e o café, aos mais inovadores, como azeites, vinhos e cervejas artesanais.
Na quinta-feira (1º/10), a palestra foi sobre Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais, e nesta sexta-feira (2/10), o tema é “Experimente Minas Gerais”, sobre os mais diversos atrativos para os amantes da natureza e das atividades ao ar livre. Ambas ministradas por Jean Rodrigues, analista da Superintendência de Marketing Turístico da Secult.
Outras apresentações que contaram com o apoio da Secretaria na Abav Collab, porém em ambientes virtuais diferentes, foram conduzidas por representantes de empresas habilitadas no programa Minas Recebe, coordenado pela Secult, no auditório Collab: “Uma síntese de Minas”, pela Ouro Preto Travel; “A capital mineira”, pela Sensações Turismo; e “Caminho pelo interior mineiro”, pela Viaggio Bene. Minas Gerais também se destacou no painel de mostras pela experiência gastronômica “Roteiro Azeites de Minas Gerais”, conduzida pela azeitóloga Ana Beloto.
Além das palestras, a Secult atuou com forte presença na área comercial da Abav Collab ao levar as empresas habilitadas no Minas Recebe, que são capacitadas para vender roteiros e experiências para os agentes de viagem presentes no evento. Um diferencial da edição de 2020 foi a apresentação de Minas Gerais como um destino de turismo de experiências , com roteiros gastronômicos comparáveis a destinos internacionais, como as rotas do azeite e do queijo.
“Certamente o turismo cultural em Minas Gerais é um dos pontos mais fortes no estado, que abriga mais de 60% do patrimônio histórico nacional. No entanto, principalmente em tempos de retomada das atividades turísticas em função do momento que estamos vivenciando, o turismo de experiências ganha destaque com a diversidade de atrativos e atividades ao ar livre nos mais diversos territórios mineiros. E aí protagonizam o turismo rural, turismo de natureza e aventuras, e as múltiplas possibilidades de passeios que oferecem as estâncias hidrominerais, a Estrada Real, um dos maiores complexos de lagos do Brasil e, como não poderia faltar, os sabores da cozinha mineira. Apresentar isso na Abav Collab 2020 é colocar Minas Gerais nas vitrines das agências de viagem de todo o Brasil e, com isso, trabalhar para continuar aumentando o índice de atividades turísticas no estado, que foi apontado como um dos nove no Brasil que acompanhou os avanços no setor registrados no mês de julho, segundo dados do IBGE”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Nesta sexta-feira (2/10), último dia da Abav Collab 2020, acontece o “Black Friday de Viagens”, com um extenso catálogo de ofertas para os mais variados destinos, nacionais e internacionais.
Oportunidade de negócios e contatos
Para o proprietário da agência de viagens habilitada no Minas Recebe HT Happy Travel, Ricardo Campos, o formato virtual da Abav Collab 2020 foi uma proposta bem conduzida e que possibilitou relação próxima entre operadores, agentes e expositores, além de promover a sustentabilidade por meio da “sacola virtual”, em que materiais promocionais são digitais e não precisam ser impressos. Apesar de estar distante do contato mais caloroso que a feira presencial permite, ele se diz satisfeito com a participação na edição de 2020. “Consegui fazer bons contatos, as pessoas com quem conversei se mostraram muito interessadas no destino Minas Gerais e enxerguei essa experiência, que pra mim é inovadora, como um aprendizado. Apesar de não proporcionar a celebração dos encontros presenciais, como em todo ano acontece, enxergo essa feira como produtiva e que vai render grandes possibilidades”, afirmou Campos.
Minas Recebe
O Minas Recebe é um programa da Secult que oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais, além de possibilitar o fortalecimento do grupo por meio da troca de negócios entre as próprias operadoras e receptivos: qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados. Os destinos, produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, que teve sua nova versão lançada no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.