Primeira pesquisa foi feita em abril; respostas podem ser enviadas até 23/10
Está aberta a segunda rodada da “Sondagem Empresarial – Impactos da pandemia de Covid-19 nos negócios turísticos mineiros”, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Desta vez, a pesquisa é conduzida em parceria com a Federação do Comércio em Minas Gerais (Fecomércio-MG) e pode ser respondida até o dia 23 de outubro. Clique AQUI para acessar o formulário.
Elaborada para obter um diagnóstico amplo da atual situação do Turismo frente à crise socioeconômica causada pela disseminação do coronavírus e da retomada gradual das atividades, a segunda pesquisa Sondagem Empresarial consiste em um questionário voltado para empreendedores turísticos de Minas Gerais. As perguntas abordam temas como principais medidas adotadas para amenizar os efeitos da crise, perspectivas para recuperação dos negócios, gestão de funcionários, processo de reabertura ou retorno, manutenção de preços de produtos e serviços, entre outros.
A pesquisa pede, também, que o participante avalie os impactos negativos da pandemia no faturamento do empreendimento, com base no ano de 2019. O questionário é direcionado a agências e operadoras de viagens, receptivos, guias de turismo, restaurantes, lanchonetes e bares, meios de hospedagem, atrativos turísticos, parques, transportadoras, empreendimentos ligados a eventos, entre outros negócios da cadeia produtiva do turismo.
Para a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, a primeira edição da Sondagem Empresarial, realizada em abril, permitiu que a pasta conhecesse as demandas do setor para elaborar, em diálogo com toda a cadeia produtiva, estratégias de enfrentamento à crise. “Dar voz aos mais diversos segmentos do Turismo por meio desta primeira pesquisa foi fundamental para atuarmos em parceria e chegar a soluções que amenizassem os impactos da crise”. Já nesta segunda rodada, diz Marina, “vamos entender como andam os processos de retomada, tendo ideia dos prejuízos para os empreendimentos e como desenvolver ações conjuntas para auxiliar a recuperação, crescimento e reposicionamento dos negócios turísticos em Minas Gerais”, afirmou.
A pesquisa ficará disponível para resposta até o dia 23 de outubro. Acesse AQUI o formulário com as perguntas.