Programa Harmonia comemora 15 anos no ar com o concerto da Filarmônica neste sábado (31/10).
Este ano são celebrados os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais deu início a um especial interpretando grandes obras do gênio alemão na Maratona Beethoven. Devido à pandemia, os musicistas se reúnem no palco para uma plateia que assume seu lugar diante da tela. Quem leva o espetáculo para as casas é o Harmonia, da Rede Minas. O programa exibe, com exclusividade na TV, alguns desses grandes concertos. A atração é uma edição extra do Harmonia, que também comemora 15 anos. Neste sábado (31), tem quarteto de cordas, dança, romance e ópera. A transmissão também acontece pelo canal da Filarmônica de Minas Gerais no YouTube (fil.mg/youtube).
A programação traz quatro obras de Beethoven executadas por quase 50 musicistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Com regência do maestro Fabio Mechetti, o público confere “Quarteto de cordas em dó sustenido menor nº 14, op. 131” (versão para orquestra de cordas), “Danças Alemãs, WoO 8” e “Fidelio: Abertura, op. 72c”, única ópera escrita por Beethoven. Outro destaque é o violinista Rodrigo de Oliveira, convidado para interpretar “Romance nº 2 em Fá maior, op. 50”. O violinista teve seu talento reconhecido ainda jovem. Aperfeiçoou-se em masterclasses com grandes nomes da música e ingressou na Filarmônica em 2010, aos 19 anos. O musicista é um dos protagonistas do documentário "Prova de Artista", dirigido por José Joffily.
O Harmonia é exibido aos domingos, às 14h, pela Rede Minas. O especial “Maratona Beethoven - Harmonia 15 anos” vai ao ar em edições extras do programa, aos sábados, com concertos executados, ao vivo, pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O próximo é neste sábado (31), às 18h, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração pela internet, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
A Rede Minas integra a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista CONCERTO em 2015, o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012, e foi indicada como Melhor Grupo de Música Clássica do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010. O CD Almeida Prado - obras para piano e orquestra, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, lançado neste ano pelo selo internacional Naxos em parceria com o Itamaraty, está indicado ao Grammy Latino 2020.
Suas apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico, com convidados de destaque no cenário da música orquestral. Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz à cidade uma sólida programação gratuita – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música de concerto. Além disso, desde 2008, várias cidades receberam a Orquestra, de Norte a Sul, passando também pelas regiões Leste, Alto Paranaíba, Central e Triângulo.
A Orquestra possui 9 álbuns gravados, entre eles dois que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty, com obras dos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Almeida Prado. O álbum de Almeida Prado, lançado neste ano, é indicado ao Grammy Latino de melhor gravação de música erudita. A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, foi inaugurada em 2015, em Belo Horizonte, tornando-se referência pelo seu projeto arquitetônico e acústico e uma das principais salas de concertos da América Latina. A Filarmônica de Minas Gerais é uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país. Juntas, Sala Minas Gerais e Orquestra vêm transformando a capital mineira em polo da música sinfônica nacional e internacional, com reflexos positivos em outras áreas, como, por exemplo, turismo e relações de comércio internacional.
SERVIÇO:
“Maratona Beethoven - Harmonia 15 anos”
Sábado (31), às 18h, pela Rede Minas
Obras: Quarteto de cordas em dó sustenido menor nº 14, op. 131” (versão para orquestra de cordas), “Danças Alemãs, WoO 8”, “Fidelio: Abertura, op. 72c” e “Romance nº 2 em Fá maior, op. 50”, de Beethoven.
COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
Foto: Flora Silberschneider