Pinóquio tem um pai e ele se chama Gepeto. No Brasil, outro ‘artesão’ ganhou fama e está longe da ficção. É Raimundo Machado, o ‘pai’ do Pipiripau. O presépio criado por ele se tornou patrimônio nacional. A obra começou a ser construída em 1906 e conta com 586 figuras e três mil objetos que narram a história de Jesus Cristo, apresentada em 45 cenas. Conhecer o presépio é tão fascinante quanto conhecer a história de seu criador. Nesta sexta (25), a Rede Minas exibe o documentário "Pipiripau: o mundo de Raimundo", de Aluízio Salles Jr., na “Faixa de Cinema – Especial de Natal”.
O filme conta a história do ainda garoto Raimundo, que saiu de Matozinhos com a família em busca de novas oportunidades na capital. Com apenas 12 anos, o menino dá início à criação do Pipiripau. O filme mostra toda a singularidade e engenho de Raimundo Machado, autor de uma obra de arte mecanizada que retrata e encanta os visitantes desde o início do século.
A “Faixa de Cinema - Especial de Natal” com o filme "Pipiripau: o mundo de Raimundo", de Aluízio Salles Jr., vai ao ar nesta sexta (25), às 23h30.
COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).
ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
Imagem: Cristiano Quintino