Imagens do acervo da Secult são exibidas em atividade cultural no centro da cidade
O Sesc Palladium, em parceria com o Arquivo Público Mineiro (APM), equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizou mais uma projeção do projeto “Palladium Projeta” na noite de quarta-feira (3/2). Dessa vez, as empenas do Sesc Palladium e do Teatro Clara Nunes, na região central de Belo Horizonte, receberam projeções em celebração aos 300 Anos de Minas Gerais, com imagens da exposição “Várias Minas: encruzilhada de histórias”. A projeção é uma iniciativa do Sesc Palladium que acontece desde junho de 2020 como uma atividade cultural que aproxima o público da valorização da arte local e dos equipamentos culturais, estes ainda fechados em decorrência da pandemia de Covid-19.
O material exibido é parte da exposição que celebra o tricentenário da capitania de Minas Gerais, sendo sua programação virtual e os cadernos de atividades uma realização da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult.
As imagens projetadas da série “Pílulas de Minas” contam, de maneira suscinta e lúdica, um pouco da história de Minas Gerais. Elas foram selecionadas a partir dos documentos do Arquivo Público Mineiro e dos acervos do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública. As projeções caminham por diferentes tópicos da trajetória do estado, resgatando historicamente um conjunto de transformações e acontecimentos que sintetizam os trezentos anos decorridos.
Para visitar virtualmente a exposição “Várias Minas: encruzilhada de histórias” e baixar seus cadernos de atividades, acesse: http://www.secult.mg.gov.br/minas300anos.
Imagem: Itamara Soalheiro