Na manhã desta quinta-feira (18/2), o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e o comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Rodrigues, assinaram termo de cessão de 685 bens móveis de propriedade da Polícia Militar, para guarda e exposição no Museu dos Militares Mineiros, sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
O acervo já se encontra no museu e pode ser visitado. O Museu dos Militares Mineiros, aberto em 2014, fica na Rua Aimorés, 698, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Equipamentos de trabalho, vestuário, condecorações, insígnias, instrumentos musicais, livros, documentos e viaturas da PM estão entre os bens cedidos para a Secretaria. O documento também regulariza o inventário do espaço e reforça a importância da conservação e manutenção de todo acervo do museu, que também conta com uma biblioteca com livros e antigas normas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros do Estado.
De acordo com o secretário Leônidas de Oliveira, o Museu dos Militares Mineiros é apenas uma das ações a serem trabalhadas conjuntamente entre Secult e PMMG. “A Polícia Militar de Minas é rica em história e cultura, estando presente nos 853 municípios e conhecendo bem todas as regiões do estado. A segurança é parceira da cultura e principalmente do turismo, e por isso vamos caminhar juntos com vários projetos”, declara.
"Gostaria de registrar minha gratidão com a parceria entre a bissecular PMMG, instituição policial militar mais antiga do país, e a Secult. Juntos, os dois órgãos efetivam um marco ímpar para a memória do povo mineiro, pois a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre ambos apresenta um verdadeiro ganho, no qual o rico patrimônio histórico-cultural do nosso Estado garante o destaque merecido em sua preservação", destacou o Coronel Rodrigo Rodrigues.