Diversos territórios mineiros estão representados nesta ação inédita da Secult; ao todo, 15 episódios serão exibidos do dia 12 ao dia 30 de abril
A mineiridade, as belezas centenárias, a rica história e os encantos peculiares de Minas Gerais, vistos por um ângulo diferenciado, serão exibidos, a partir desta segunda-feira (12/4), em rede nacional: de segunda a sexta-feira, até o dia 30/4, sempre às 21h30, os telespectadores têm encontro marcado com a temporada “Brasil Visto de Cima – Especial Minas Gerais”, no canal “Mais na Tela”, da GloboSat. A plataforma de streaming “GloboPlay” também irá veicular os episódios.
É a primeira vez que o programa – produzido por meio de imagens aéreas gravadas por drones ou helicóptero – reúne, em uma só temporada, episódios específicos de uma região e leva o nome do estado brasileiro representado: o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o objetivo de promover as potencialidades turísticas do estado, deu início ao processo de naming rigths e elaborou, em parceria com a Globo Minas, a temporada “Minas Gerais”. Com a reorganização da exibição dos episódios já gravados sobre o estado, o objetivo é dar mais visibilidade aos diversos territórios mineiros e mostrar a telespectadores de todo Brasil as curiosidades, tradições e culturas que só Minas Gerais tem.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirma que esta é mais uma estratégia do Governo de Minas e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para despertar nos viajantes e turistas o desejo de conhecer Minas Gerais. Nosso estado oferece aos visitantes múltiplas possibilidades de experiências turísticas e o Brasil Visto de Cima, nesta temporada que conseguimos tornar exclusiva sobre Minas Gerais, faz parte do posicionamento da imagem e promoção de Minas como destino turístico. Os telespectadores poderão conferir destinos que envolvem mais de 60 municípios e distritos mineiros e seus atrativos, com paisagens; patrimônios histórico e da humanidade; complexo de águas e estâncias hidrominerais; manifestações culturais e religiosas; as belezas naturais, circuitos urbanos e as potencialidades dos turismos rural, de aventura e de experiência. Com grande alegria convidamos todos a assistirem a esta temporada, que concentra muito do que nosso estado tem de melhor e também que mostra o que está em todas as paisagens culturais: a mineiridade ”, ressaltou Oliveira.
Pioneirismo e potencial turístico
O diretor regional da Globo Minas, Marcelo Ligere, explica que reorganizar a exibição de episódios sobre Minas Gerais em uma temporada exclusiva do Brasil Visto de Cima para enaltecer as belezas do estado é uma ação inédita, principalmente por ser em parceria com o governo estadual. “Outros estados brasileiros podem até repetir esta fórmula, mas a inovação e o pioneirismo ficarão como marca da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais”, resumiu Ligere.
O diretor comenta, ainda, sobre a assertividade do momento escolhido para a veiculação da temporada especial sobre Minas Gerais. “Estamos em um momento em que o isolamento social é uma condição, e a própria essência do Brasil Visto de Cima já está ligada ao distanciamento social. As imagens foram gravadas antes da pandemia, mas por serem aéreas e exigirem pouco ou nenhum contato físico com as comunidades, já trazem essa ideia de afastamento. Além disso, uma jornada turística não é algo definido da noite para o dia, pois requer planejamento e tempo para elaboração de um roteiro. Em um momento em que nunca se assistiu a tantos programas de televisão como antes e em que as pessoas estão saudosas de viajar e conhecer novos lugares, é o cenário perfeito para veicular 15 episódios sobre as belezas de Minas Gerais, até para os próprios mineiros, tamanha a diversidade de municípios, distritos e atrativos do estado. É como se a gente dissesse: ‘olha como Minas Gerais é um estado fantástico!’. Quando a retomada das atividades turísticas for possível e segura, Minas Gerais já estará na frente por se posicionar como é, com suas vocações e seu potencial turístico veiculados em rede nacional”, concluiu Ligere, que ressalta a receptividade mineira, a cozinha mineira e a preservação de sua história como potências turísticas que diferenciam Minas Gerais de outros estados brasileiros.
Para acompanhar a exibição do Brasil Visto de Cima Especial Minas Gerais, basta sintonizar o canal Mais na Tela, na TV por assinatura. A classificação é livre e os horários de exibição são de segunda a sexta-feira, sempre às 21h30, com reprise às 3h30 e 11h30. Outra possibilidade é buscar pelo nome do programa na plataforma de streaming Globoplay.
Episódios
Ao todo, a temporada “Brasil Visto de Cima – Especial Minas Gerais” contempla 15 episódios, com duração média de 25 minutos cada. Confira:
1. Brasil Visto de Cima: Cidades Históricas
A história do Brasil passa por Minas Gerais. Um lugar rico e abençoado, que despertou a fé e a genialidade dos artistas. Conheça as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana e São João del Rei. Algumas das construções e formações urbanas mais bonitas do nosso país, vistas por um novo ângulo.
Mais na Tela: 12/04 às 21h30
Reprises: 13/04 às 03h30 e 11h30
2. Brasil Visto de Cima: Belo Horizonte
Sobrevôo de uma capital agitada, cosmopolita e que consegue manter aquele charme do interior: Belo Horizonte. Um centro de negócios e ideias que surgem no coração de Minas Gerais e ganham o país.
Mais na Tela: 13/04 às 21h30
Reprises: 14/04 às 03h30 e 11h30
3. Brasil Visto de Cima : Serra do Cipó - parte 1
Um labirinto de montanhas que um dia já foram o fundo do mar, cânions, rios e cachoeiras. Assim é o santuário ecológico da Serra do Cipó. Veja a primeira etapa desta viagem.
Mais na Tela: 14/04 às 21h30
Reprises: 15/04 às 03h30 e 11h30
4. Brasil Visto de Cima : Serra do Cipó - parte 2
Neste segundo programa da Serra do Cipó, vamos conhecer o Caminho dos Diamantes, que escoava a produção de pedras preciosas no século 18, e um sítio arqueológico.
Mais na Tela:: 15/04 às 21h30
Reprises: 16/04 às 03h30 e 11h30
5. Brasil Visto de Cima: Serra da Canastra – parte 1
Entre montanhas deslumbrantes e centenas de cachoeiras, repousam cidadezinhas adoráveis em que se cultivam as melhores tradições mineiras. Assim é a Serra da Canastra.
Mais na Tela: 16/04 às 21h30
Reprises: 19/04 às 03h30 e 11h30
6. Brasil Visto de Cima: Serra da Canastra – parte 2
Este episódio mostra a 2ª parte da viagem à Serra da Canastra. Esperam por nós a Hidrelétrica de Furnas e um curral de pedra, com mais de cem anos sem uso de argamassa.
Mais na Tela: 19/04 às 21h30
Reprises: 20/04 às 03h30 e 11h30
7. Brasil Visto de Cima: Aleto Médio São Francisco
Neste programa, acompanharemos o Rio São Francisco no trecho em que ele corta o norte de Minas. A região, imortalizada na literatura de Guimarães Rosa, foi palco dos Motins do Sertão, uma rebelião contra Portugal ocorrida meio século antes da Inconfidência.
Mais na Tela: 20/04 às 21h30
Reprises: 21/04 às 03h30 e 11h30
8. Brasil Visto de Cima: Sertões Gerais
No norte de Minas, imensos descampados se alternam com montanhas e chapadas. São os Sertões Gerais, onde o sol escaldante inunda as paisagens e cidades de luz e vida.
Mais na Tela: 21/04 às 21h30
Reprises: 22/04 às 03h30 e 11h30
9. Brasil Visto de Cima: Diamantina
No século 18, Diamantina chegou a ser a maior área de extração de diamantes do mundo. Daquela época, resta um rico acervo barroco. Venha visitar essa cidade encantada, berço de Chica da Silva e JK.
Mais na Tela: 22/04 às 21h30
Reprises: 23/04 às 03h30 e 11h30
10. Brasil Visto de Cima: Parque Nacional das Sempre-Vivas
No trecho mineiro da Serra do Espinhaço, fica a maior reserva de sempre-vivas do mundo, um lugar repleto de cachoeiras e incríveis formações rochosas.
Mais na Tela: 23/04 às 21h30
Reprises: 26/04 às 03h30 e 11h30
11. Brasil Visto de Cima: Serro
Venha conhecer Serro, um pedacinho vivo da história do Brasil. Foi a descoberta de ouro e diamantes a transformou em uma das mais importantes cidades barrocas brasileiras
Mais na Tela: 26/04 às 21h30
Reprises: 27/04 às 03h30 e 11h30
12. Brasil Visto de Cima: Sudoeste de Minas
Dizem que quem sobe as montanhas de Minas chega mais perto de Deus. É essa a emoção que Brasil Visto de Cima vai proporcionar neste episódio. Sobrevoaremos o trecho mineiro da Serra da Mantiqueira e as cidades ao seu redor.
Mais na Tela: 27/04 às 21h30
Reprises: 28/04 às 03h30 e 11h30
13. Brasil Visto de Cima: Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Brasil Visto de Cima visita as montanhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira. Na rota do voo, está também a cidade de Viçosa, sede de uma das maiores universidades brasileiras.
Mais na Tela: 28/04 às 21h30
Reprises: 29/04 às 03h30 e 11h30
14. Brasil Visto de Cima: Parque Estadual do Ibitipoca
Neste episódio, vamos percorrer as cachoeiras, formações rochosas e dunas do Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais visitados de Minas Gerais. O roteiro também inclui a Serra Negra da Mantiqueira.
Mais na Tela: 29/04 às 21h30
Reprises: 30/04 às 03h30 e 11h30
15. Brasil Visto de Cima: Zona da Mata: Terra de Barões
Um encontro marcado com a alma mineira. Cidades e fazendas centenárias contam histórias do tempo dos barões do café. O roteiro inclui Santos Dumont, terra natal do Pai da Aviação.
Mais na Tela: 30/04 às 21h30
Reprises: 03/05 às 03h30 e 11h30
Brasil Visto de Cima – Especial Minas Gerais
Onde assistir: na TV a cabo, sintonize o canal Mais na Tela ou acesse quando quiser na plataforma de streaming Globoplay
Claro TV e Sky: 44 / Oi TV: 130 / Vivo TV: 34
Horários de exibição (Mais na Tela): de segunda a sexta, às 21h30, com reprise às 3h30 e às 11h30 do dia seguinte à exibição
Classificação: Livre