A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participa da 19ª Semana Nacional de Museus com uma série de atividades on-line. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece entre 17 e 23 de maio, com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre temas ligados ao universo dos museus.
Os museus da Secult promoverão a ação “(Re)Imaginando o Acervo do Museu”, em que os seguidores das instituições nas redes sociais serão convidados a Recuperar e (Re)Imaginar os nomes e usos de objetos que compõem os acervos dos museus.
Durante a Semana Nacional de Museus, os museus coordenados pela Secretaria publicarão, em suas redes sociais, desafios onde os seguidores terão que desvendar os nomes e usos de objetos do acervo previamente selecionados. A ideia é que os seguidores utilizem seus conhecimentos, suas lembranças e sua criatividade para participar da proposta.
“Em tempos de pandemia somos todos desafiados a nos reinventar. Isso também ocorre com as instituições culturais e museus, que precisaram readequar suas ações e atividades para continuar oferecendo conhecimento e acesso à produção artística ao público. O tema da Semana de Museus, que nos inspira a olhar para o futuro, reforça o comprometimento desses espaços em dialogar com a sociedade e propor soluções conjuntas para as questões que envolvem a democratização do acesso à cultura, e, no momento atual, tendo a tecnologia como fundamento de um novo tempo ”, diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Participam da ação o Museu Mineiro, o Museu dos Militares Mineiros e o Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte; o Museu Casa Guignard (Ouro Preto), o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana), O Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e o Museu do Crédito Real (Juiz de Fora).
Além da ação “(Re)Imaginando o Acervo do Museu”, algumas instituições promoverão, ainda, programações online sobre o tema proposto para a Semana Nacional de Museus, como palestras e sarau on-line. Confira a programação completa
.Futuro das instituições
O tema da Semana Nacional de Museus deste ano, tradicionalmente sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), é “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. A temática escolhida para a Semana Nacional de Museus visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. A proposta é refletir sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o tempo presente.
Sistema Estadual de Museus
Ao longo da Semana, o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), coordenado pela Secult por meio da Diretoria de Museus, irá promover o minicurso “Planejando Experiências para Museus”. Conduzido pelo arquiteto e mestre em Design Álisson Valentim, que integra a equipe do SEMMG, o curso propõe uma reflexão sobre o papel dos museus e sua relação com os públicos, dando ênfase ao contexto social e a dinâmica colocada pelas redes sociais e plataformas digitais.
O minicurso será veiculado pelo canal da Secult no YouTube, nos dias 18, 19 e 20 de maio, das 14h às 16h. Os participantes poderão solicitar certificado de participação. A iniciativa faz parte do programa de ações do SEMMG para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de museus em Minas Gerais.
Foto: Museu Mineiro / Secult