Evento terá a participação de especialistas internacionais
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) realiza, nos próximos dias 29 e 30 de setembro, o Seminário Internacional Marketing de Destinos Turísticos. O evento, gratuito, será transmitido no canal da Secult do Youtube, entre 10h e 12h, e trará referências internacionais para discutir as tendências do mercado, tanto para apoio à comercialização como para promoção de destinos. A abertura será feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
O objetivo do evento, que integra as ações do Programa Reviva Turismo, é debater e apresentar cases de sucesso de marketing e apoio à comercialização de destinos turísticos, através da exemplificação e apresentação de iniciativas exitosas que contribuíram efetivamente para o aumento da promoção e comercialização. A intenção, a partir das experiências apresentadas, é também inspirar e motivar os participantes a se inscreverem no Edital Reviva Turismo, que prevê o investimento de R$ 10 milhões em 60 projetos.
No primeiro dia de evento, ocorre debate com o tema “Marketing Digital no Turismo - Ferramentas e ações inovadoras para a promoção do destino turístico”. Com a mediação do palestrante e consultor de Marketing Digital para o Turismo Thiago Akira, a mesa terá a participação da jornalista especializada em turismo sustentável Ana Duek; da criadora, curadora, consultora em conteúdo digital e diretora de Treinamento na ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), Manuela Hollós; e do representante da entidade Procolombia (Colômbia), Nicolas Cassafrano Gimenez.
Já no dia 30, o painel terá o tema “Apoio à comercialização no setor de turismo - Desenvolvimento de novos produtos e serviços como incremento à comercialização do destino”. A participação será da fundadora do Taste of Lisboa (Portugal), Felipa Valente; da diretora de inovação, educação e investimentos da Organização Internacional de Turismo (UNWTO), Nathalia Bayona (Espanha); da especialista em turismo criativo e fundadora e diretora da Creative Tourism Network, Caroline Couret; com a mediação da palestrante internacional e consultora especializada em tendências, marketing digital, destinos inteligentes e transformação digital no turismo, Marta Poggi.
Não há necessidade de inscrição prévia e para assistir é só acessar o canal da Secult no Youtube, pelo link: www.youtube.com/c/SecretariadeCulturaeTurismodeMinasGerais.
Edital Reviva Turismo
O Edital Reviva Turismo, que acaba de ser lançado pela Secult, terá inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro, e está orçado em R$ 10 milhões. O objetivo é realizar investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.
O edital prevê o investimento em 60 projetos, sendo 20 de apoio à comercialização (R$ 80 mil para cada) e outros 40 projetos de promoção (R$ 210 mil para cada).
Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.
Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.
Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.