Série de debates e eventos em formato híbrido pautam a integração entre turismo e comércioA redescoberta do Turismo aliado ao Comércio é o principal ponto de debate aberto, nesta quarta-feira (20), pela 6ª Semana do Turismo, promovida pelo Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac e Sindicatos Empresariais. A abertura do evento contou com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
O objetivo do evento, com o “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, é debater as potencialidades e gargalos dos setores, avaliando soluções para a superação no momento pós-pandemia. Até 23 de outubro serão realizados diversos painéis em formato híbrido presencial e online, ministrados por especialistas convidados. A edição também terá uma exposição virtual, aulas-show com receitas exclusivas da Cozinha Mineira do Senac e os tradicionais passeios sociais do Sesc em Minas.
Na abertura do evento, o secretário de estado de cultura e turismo, Leônidas Oliveira, agradeceu à Fecomércio e destacou o Programa Reviva Turismo, lançado em maio, e reforçou os números dos resultados obtidos com a iniciativa.
“No Reviva Turismo tivemos resultados muito positivos desde o início do programa, entre maio e agosto, foram criados 12 mil empregos, alcançando 12% da nossa meta de gerar 100 mil empregos no setor. Segundo o IBGE, Minas, no mês de junho, cresceu 19,8%, o dobro da média nacional (9,7%). Isso tudo se deve ao esforço dos operadores de turismo, aos comunicólogos do turismo, aos conventions das cidades todas de Minas Gerais, de forma especial de BH. Ou, seja, temos uma união de forças de todo o trade turístico e também, nesse momento, da Cultura, em transversalidade com o Turismo”, explicou o secretário.
Leônidas ainda reforçou o papel do patrimônio histórico e cultural no estado. Ele afirmou que 70% dos turistas vêm à Minas pelo turismo cultural. “Somos o estado do Brasil com mais patrimônios da humanidade, sendo que 62% deles estão aqui. Além disso, a cozinha mineira é candidata a patrimônio cultural. É importante também uma reflexão sobre o papel da arte, que retoma suas atividades. A arte quando voltar em todas suas vertentes, será um grande fortalecimento dessa cadeia produtiva do Turismo. Vivemos um momento complexo, mas que se vislumbra muitas luzes no fim do túnel. Esse debate é importante para o aprofundamento dessas questões todas. O turismo é a indústria que mais cresce e é a que mais gera emprego e renda no mundo tudo, que é meta do Governo de Minas, seja para cultura ou para o turismo”, afirmou.
Já a presidente interina da Fecomércio, Maria Luzia Maia Oliveira, enfatizou o debate das novas possibilidades e os gargalos enfrentados por um dos setores mais impactados pela crise sanitária. “Vamos trilhar os caminhos para a retomada do turismo no estado e a nova realidade do setor de eventos no pós-pandemia”, destacou.
Direcionada aos setores público e privado, a Semana do Turismo busca ainda incentivar a troca de experiências e debates sobre a retomada do turismo pós-pandemia, apoiando a evolução da atividade turística no estado. O evento conta com o apoio da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom MG).
As inscrições para a 6ª Semana do Turismo ainda estão abertas e podem ser feitas na plataforma do Sympla e também assistidas pelo Canal do Youtube da Fecomércio.