Encontro reunirá representantes dos órgãos do Poder Executivo mineiro para discutir soluções para os documentos públicos.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Arquivo Público Mineiro (APM), realiza entre os dias 14 e 17 de dezembro o Fórum Estadual de Gestão de Documentos. A iniciativa, que acontecerá em formato virtual, tem como objetivo reunir e aproximar o Arquivo Público Mineiro, instituição responsável por orientar a gestão de documentos no Estado, das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos existentes nos órgãos do Poder Executivo estadual.
Por gestão de documentos, entende-se o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativas à produção, à classificação, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento dos documentos públicos, visando a sua guarda permanente ou a sua eliminação. A Política Estadual de Arquivos, que completou dez anos em 2021, contém as diretrizes dessa atividade, que tem por finalidade a eficiência na recuperação da informação pública e nos gastos com armazenamento de documentos.
Neste sentido, a Diretora do Arquivo Público Mineiro, Luciane Andrade Resende, reconhece que a gestão de documentos encontra entraves no contexto atual, em função da natureza técnica e, ao mesmo tempo, transversal da atividade. Apesar disso, "o Arquivo Público Mineiro tem se esforçado para se aproximar dos órgãos e entidades estaduais, com o objetivo de auxiliar nas rotinas que envolvem a gestão dos documentos em cada contexto específico", afirma a Diretora.
Durante o encontro, os representantes dos órgãos e entidades estaduais terão a oportunidade de debater com o Arquivo Público Mineiro e trocar experiências entre si, tendo em vista os trabalhos que envolvem a lida com os documentos nas repartições estaduais. São alguns dos temas: a implementação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI - e a gestão de documentos digitais, a digitalização, a conservação e os procedimentos de eliminação daqueles documentos que não precisam ser preservados.
A abertura do Fórum acontecerá na terça-feira (14/12), às 10h, e contará com a presença do professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Renato Pinto Venâncio, que apresentará um balanço das experiências e perspectivas da gestão de documentos em Minas Gerais. A atividade será aberta para o público em geral e interessados poderão acompanhá-la no canal da Secult no YouTube.
Serviço:
Abertura do Fórum Estadual de Gestão de Documentos
Data: 14/12 (terça-feira)
Horário: 10h
Onde: canal da Secult no YouTube