O Governo de Minas, por meio do Arquivo Público Mineiro, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), irá anunciar novidades na quarta edição do Fórum Estadual de Gestão de Documentos, que acontece nesta quinta-feira (24), no Auditório JK, na cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento é aberto a servidores do estado e ao público geral interessado na gestão de documentos.
Neste ano, o tema do evento, que tem entrada gratuita, é “Diagnóstico Arquivístico, Governança e Soluções Integradas”, com o foco na aplicação de metodologias para reunir informações sobre a situação das práticas arquivísticas com o intuito de definir estratégias de governança, desenvolver tecnologias e implementar ações para transformar a gestão documental na administração pública.
O Fórum tem como objetivo reunir as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro para debater questões concernentes às atuações desses grupos para a adequada gestão de documentos na Administração Pública e os desafios trazidos neste momento de rápida transformação digital.
Durante o evento, será lançado o Acordo de Cooperação para a elaboração dos Instrumentos de Gestão de Documentos do Sistema Estadual de Saúde e Prestadores de Serviços Hospitalares, que visa a criação e a implementação de Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo para as atividades finalísticas dos órgãos, entidades e unidades da saúde, instrumentos cruciais para a eficiência e a transparência na administração pública.
Diretor do Arquivo Público Mineiro, Bruno Balista ressalta que o evento reforça o compromisso do Governo de Minas com a preservação da memória institucional e a eficiência administrativa: “O Fórum Estadual de Gestão de Documentos é um espaço de troca entre o Arquivo Público Mineiro, acadêmicos, servidores públicos de diferentes esferas e poderes. É uma oportunidade ímpar para debatermos soluções integradas e aprimorarmos a governança documental, fundamentais para garantir a transparência e a acessibilidade aos acervos públicos.”
O lançamento da ferramenta de acesso ao SEI! pelo GOV.BR, promovida pela Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, da Seplag-MG, também irá acontecer durante o Fórum.
AtoM: salto para a modernidade
A programação do Fórum Estadual de Gestão de Documentos também terá como destaque o lançamento do AtoM, novo sistema de pesquisa do Arquivo Público Mineiro que irá facilitar e modernizar o acesso a mais de 300 anos de documentos históricos. A AtoM é um software de código aberto, adotado mundialmente por instituições arquivísticas.
Com a novidade, o Arquivo Público Mineiro dá um salto significativo para a modernização, substituindo gradativamente o Sistema de Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM), lançado em 2007 como uma referência nacional quanto ao acesso digital a documentos, mas que se tornou obsoleto ao longo dos anos.
Este lançamento é um marco na jornada de modernização do Arquivo Público Mineiro e reafirma o compromisso com a preservação da história de Minas Gerais. Ao implementar o AtoM, não apenas se preserva o passado, mas também se garante que as futuras gerações tenham acesso contínuo e irrestrito à memória coletiva.
O AtoM permite uma abordagem mais integrada e eficiente, facilitando o trabalho de pesquisadores por meio de funcionalidades que permitem acessar informações detalhadas e precisas dos documentos de todos os fundos e coleções com apenas um clique. A plataforma organiza, cataloga e disponibiliza descrições arquivísticas de forma clara e acessível, tomando por base a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD(G)).
A programação completa do evento está disponível aqui.
Foto: Arquivo Público Mineiro/Divulgação