Maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina anuncia novidades no seu endereço virtual, democratizando o acesso à arte, história e patrimônio (Fotos Paulo Lacerda/FCS)
O Circuito Liberdade lançou, nesta quarta-feira (19/02), um novo portal, na esteira das comemorações dos seus 15 anos. Intuitivo, o site propõe um tour virtual e multimídia, com vídeos, notícias semanais e dicas de passeio, em uma identidade visual inspirada na cartografia da capital mineira. O endereço virtual do complexo passa a ser circuitoliberdade.com.br. As programações dos 35 membros do Circuito Liberdade também estão disponíveis, reunidas sinteticamente em um só lugar, em design dinâmico e com link para os sites dos respectivos equipamentos, onde se encontram detalhes das atrações. Mapas interativos e artísticos da região em que se inscreve o complexo são outra novidade da iniciativa, que visa aprimorar o acesso à programação do Circuito, ao patrimônio cultural, democratizando a cultura em Minas Gerais e além de suas fronteiras.
O ato simbólico de lançamento ocorreu nos prédios da Fundação Clóvis Salgado e foi conduzido por Natalie Oliffson, assessora executiva do Circuito Liberdade. “O novo portal moderniza nossa comunicação e amplia o alcance do Circuito. É um grande ganho para o público e para o turismo de Minas Gerais.” afirma Natalie, que acompanhou o projeto desde sua idealização.
Estiveram presentes no lançamento a equipe de Assessoria de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado; o diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, patrocinadora do projeto, Cleyson Jacomini de Sousa; e representantes do estúdio Hardy Design, que assina o projeto. Para Kátia Carneiro, diretora de Relações Institucionais da Fundação Clóvis Salgado, que participou da celebração, o novo portal posiciona a entidade nas tendências atuais. “A praticidade, o visual simples e moderno e sua capacidade de aglutinar toda a programação do Circuito Liberdade representam o esforço que a Fundação Clóvis Salgado faz para se situar na contemporaneidade, em que a velocidade das comunicações nos exige dinamismo e assertividade”, afirma.
Integrantes da equipe da APPA – Cultura & Patrimônio, entidade correalizadora, também estiveram presentes, junto ao presidente, Xavier Vieira. “Ocupar os ambientes digitais é um caminho inevitável para democratizar e fomentar o acesso aos equipamentos físicos, induzindo o turismo de maneira coordenada com a mensuração dos impactos e dos resultados das ações executadas pelos diversos espaços”, defende.
Acessibilidade
A plataforma foi desenvolvida com foco na acessibilidade e inclusão, oferecendo recursos como tradução automática para Libras, ajustes de contraste, tamanho de fontes e uma régua de leitura para facilitar a navegação. O site está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), ampliando seu alcance internacional, promovendo o turismo mineiro. O projeto do portal segue a nova identidade de marca do Circuito Liberdade e é inspirada na cartografia de Belo Horizonte, refletindo a energia e a diversidade do complexo. O tour virtual - aéreo e externo - propõe ao usuário sobrevoar os equipamentos e aterrissar no seu entorno, visualizando os prédios por fora. Nessa navegação, os visitantes podem explorar os espaços do Circuito de forma ampla, o que valoriza o patrimônio cultural e facilita o planejamento de visitas presenciais.
O projeto Circuito Liberdade Virtual é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA - Cultura & Patrimônio. O patrocínio é da Copasa. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. Governo Federal - União e Reconstrução.
Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade é considerado o maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina, composto por 35 equipamentos que integram arte, cultura, turismo e educação. Com foco na economia criativa e na democratização do acesso à cultura, o Circuito promove o desenvolvimento humano, social e econômico, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais.
Fundação Clóvis Salgado
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG). Com mais de 50 anos de atuação, a FCS fomenta a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, gerindo espaços como o Palácio das Artes, o CâmeraSete e o Palácio da Liberdade, além de corpos artísticos como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Desde 2023, a FCS assumiu a gestão do Circuito Liberdade.
APPA – Cultura & Patrimônio
A APPA – Cultura & Patrimônio é uma associação de fins não lucrativos com 32 anos de experiência em projetos de promoção cultural e proteção do patrimônio. Atuando em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, a APPA foi correalizadora do desenvolvimento do Circuito Liberdade Virtual, reforçando seu compromisso com a inovação e a democratização da cultura.