Mostra gratuita celebra a trajetória da Polícia Militar de Minas Gerais e se encerra nesta sexta-feira (Foto Divulgação Museu dos Militares)
A exposição “PMMG 250 anos: Presença que protege”, que celebra os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a mais antiga corporação do Brasil, está em sua última semana no Museu dos Militares Mineiros, que integra o Circuito Liberdade. A mostra segue em cartaz até esta sexta-feira (04/07), com entrada gratuita.
A exposição apresenta um acervo cuidadosamente selecionado, composto por fardamentos históricos, objetos simbólicos, documentos, fotografias e registros audiovisuais. Cada elemento ajuda a contar capítulos importantes da trajetória da PMMG, desde seus primeiros passos no período colonial até os desafios e transformações enfrentados na contemporaneidade.
Ao percorrer a exposição, o visitante poderá observar como a atuação da Polícia Militar se moldou ao longo dos séculos, acompanhando as mudanças sociais, políticas e culturais do estado e do país. Os fardamentos, por exemplo, evidenciam as evoluções estéticas, técnicas e simbólicas que marcaram cada época, enquanto os objetos e registros históricos revelam o cotidiano, as missões e os valores cultivados pela corporação. É uma narrativa visual e sensorial que destaca a conexão profunda entre a PMMG e a sociedade mineira, fortalecida ao longo de gerações.
Mais do que apresentar artefatos antigos, a exposição busca despertar reflexões sobre identidade, memória e compromisso com a cidadania. Ao reverenciar o legado da corporação, especialmente sob a figura de seu patrono, o Alferes Tiradentes — ícone da luta pela liberdade —, a mostra reforça a importância de preservar e valorizar a história como ferramenta de compreensão do presente e inspiração para o futuro. Trata-se de uma experiência enriquecedora, tanto para quem deseja conhecer melhor a Polícia Militar quanto para aqueles que se interessam pela história de Minas Gerais e do Brasil.
Museu dos Militares Mineiros
Inaugurado em 2014, o Museu dos Militares Mineiros faz parte do Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.
Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.
Serviço:
"PMMG 250 anos: Presença que protege"
Período de visitação: até sexta-feira (04/07)
Horário de funcionamento: das 11h às 17h
Local: Museu dos Militares Mineiros (Rua dos Aimorés, 698, Funcionários)

