Evento gratuito ocupa a Praça da Liberdade com música, tecnologia e inclusão para celebrar a chegada de 2026 (Foto: Leo Bicalho)
A Virada da Liberdade, um dos maiores réveillons do país, promete transformar a Praça da Liberdade em um grande palco a céu aberto para celebrar a chegada de 2026 em Minas Gerais. O evento reunirá nomes consagrados da música brasileira, como Biquíni, Lagum, Aline Calixto, Juarez Moreira e Pé de Sonho, além de um espetáculo especial com show de drones e queima de fogos, em um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.
Para garantir segurança, conforto e fluidez na circulação das pessoas durante a Virada da Liberdade, será realizada uma operação especial de mobilidade urbana. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas passem pela região ao longo da programação. O planejamento foi definido de forma integrada entre o poder público, a produção do evento e os órgãos de trânsito, contemplando as etapas de montagem, realização e desmontagem das estruturas, com foco na proteção de pedestres e motoristas.
“A Virada da Liberdade é uma celebração que une cultura, turismo e cidadania. Pensamos cada detalhe para que as pessoas possam viver esse momento com segurança, acessibilidade e pertencimento. É uma ação do Governo de Minas que valoriza nossos artistas, ocupa o espaço público e fortalece Belo Horizonte como um grande destino cultural”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
A Virada da Liberdade é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apresentação da Copasa. O evento conta com patrocínio do Instituto BAT, Codemge e Itambé, além do apoio do Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, CDL-BH e Prefeitura de Belo Horizonte.
Alterações no trânsito no entorno da Praça da Liberdade
Terça-feira (30/12) – a partir das 21h
• Interdição total da Avenida Bias Fortes, entre a Rua da Bahia e a Avenida Cristóvão Colombo, no sentido Savassi;
• Interdição total da Avenida Cristóvão Colombo, entre a Avenida Brasil e a Rua Sergipe, no sentido Savassi;
• Interdição da Alameda da Educação, entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Bias Fortes;
• Interdição da Alameda dos Despachos, entre a Rua da Bahia e a Avenida Bias Fortes.
Quarta-feira (31/12) – a partir das 17h
• Interdição da Avenida Cristóvão Colombo, entre a Rua Alagoas e a Avenida Brasil, em ambos os sentidos;
• Interdição da Avenida Cristóvão Colombo, entre a Avenida Bias Fortes e a Rua Sergipe, em ambos os sentidos;
• Interdição da Avenida Bias Fortes, entre a Rua da Bahia e a Alameda da Educação, em ambos os sentidos;
• Interdição da Avenida Brasil, entre a Rua Sergipe e a Praça da Liberdade, em ambos os sentidos.
Após o término do evento, as vias serão liberadas gradualmente, conforme a desmontagem das estruturas e a limpeza das pistas.
Desvios no trânsito
• Centro / Savassi: Av. João Pinheiro, Rua Gonçalves Dias, Rua da Bahia, Rua Antônio de Albuquerque, Rua Alagoas, Av. Cristóvão Colombo.
• Savassi / Centro: Av. Cristóvão Colombo, Rua Alagoas, Rua Gonçalves Dias.
• Av. Brasil / Av. Bias Fortes: Av. Brasil, Rua Sergipe, Rua Fernandes Tourinho, Rua Espírito Santo, Av. Bias Fortes.
• Av. Bias Fortes / Av. Brasil: Av. Bias Fortes, Rua da Bahia, Av. do Contorno, Av. Cristóvão Colombo.
Pontos de táxi
• Rua da Bahia, em frente ao Centro Universitário Izabela Hendrix;
• Avenida Bias Fortes, nº 15, sentido Centro;
• Avenida Brasil, após a Rua Alagoas, sentido bairro.
Transporte coletivo
Durante os dias de intervenção e no dia do evento, algumas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. Após a programação, o público poderá utilizar gratuitamente as linhas do Madrugão no feriado de 1º/01/2026, por meio do Programa Catraca Livre.
Uma das opções é a Linha 10 – Circular Noturno (Madrugão), com embarque na Rua da Bahia e circulação pela Savassi, Cidade Jardim, Praça Raul Soares, estações MOVE Carijós e Rio de Janeiro, Praça da Estação e Região Hospitalar. Algumas linhas também terão reforço de viagens após 0h01. Os horários completos estão disponíveis no Portal da PBH.
Acessibilidade: um evento para todos
O evento contará com rampa de acesso e área reservada para pessoas com deficiência (PCD), com entrada pela ligação entre a Praça José Mendes Júnior e a Avenida Bias Fortes, próxima ao monumento a Bias Fortes.
Toda a programação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade comunicacional e ampliando o acesso às apresentações artísticas.
Estrutura inédita
Um grande palco está sendo montado com 12 metros de largura e pé-direito de 15 metros, valorizando a arquitetura do Palácio da Liberdade e proporcionando uma experiência visual impactante.
O espetáculo pirotécnico contará com fogos de baixo ruído, priorizando conforto e inclusão de idosos, crianças, pessoas sensíveis ao som e animais. Serão mais de 5.500 disparos sincronizados com trilha sonora exclusiva em homenagem ao povo mineiro. A celebração será complementada por uma apresentação aérea com mais de 300 drones, em coreografia dedicada aos ícones da cultura de Minas Gerais.
Serviço
Virada da Liberdade 2025/2026 – Evento gratuito
Local: Praça da Liberdade
Data: 31, a partir das 17h
Programação:
17h – DJ Marlon Pierre
18h – Pé de Sonho
19h10 – Juarez Moreira
20h30 – Aline Calixto
22h15 – Lagum
23h30 – Esquenta para a Virada
00h – Show de Drones e Fogos
00h16 – Biquíni

