A primeira edição da Travel Next Minas foi inaugurada na última sexta-feira (23) e segue com palestras, bate-papos e capacitações neste sábado (24). A feira se estrutura para ser uma das principais do segmento turístico no estado. O evento reunirá mais de 3 mil profissionais que compõem o trade turístico do país e do exterior, além de 300 marcas, como companhias aéreas, operadoras, consolidadoras, receptivos, hotéis, parques e assistências de viagens.
A realização tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
A Travel Next Minas tem entrada gratuita e acontece no Centro de Eventos do Power Shopping Center Minas. Voltada, especialmente, para os agentes e operadoras de viagens, a iniciativa visa à comercialização de bens e serviços do turismo, em especial o turismo cultural e de experiência.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a relevância da iniciativa para firmar novos negócios capazes de atrair mais turistas para o estado, impulsionando o setor e a geração de emprego e renda.
“Minas Gerais lidera o crescimento no turismo do país, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secult, em parceria com os municípios e o trade turístico. Dar continuidade a essa articulação é fundamental, e a realização da Travel Next Minas se somará agora a um conjunto de ações, que visam à expansão do turismo em Minas Gerais e ao fortalecimento da cozinha mineira e das diversas iniciativas culturais, o que proporciona mais desenvolvimento social e econômico para o nosso estado”, reforça o secretário.
Na perspectiva do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, fomentar o turismo no estado e, especialmente da capital mineira, fortalece o setor de comércio e serviços. “O aumento do fluxo turístico provoca efeitos imediatos no consumo, na circulação de renda e na geração de empregos. Os comércios dos principais destinos turísticos do mundo são altamente beneficiados com a constante movimentação. Os prestadores de serviços também ampliam as chances de negócios. O impulsionamento do turismo no estado irá contribuir para uma aceleração econômica”, defende o presidente da CDL/BH.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, destaca a relevância da Travel Next, da qual a empresa é patrocinadora. Ele ressalta a geração de oportunidades para Minas Gerais. “Inúmeras possibilidades de negócios, cooperação e atração de investimentos podem nascer a partir desse evento. O portfólio da Codemge conta com ativos turísticos em Minas, disponíveis para concessões e parcerias público-privadas, por isso estamos participando dessa importante feira de turismo do Estado perante o trade regional e nacional de turismo. A presença de diversos operadores, agentes de viagens e parceiros estratégicos, as capacitações e o fomento de networking nos dão a certeza de bons negócios”, afirma.
A fim de promover os destinos turísticos de Minas Gerais, a Secult preparou um estande de 240 metros quadrados, capacitações centradas nos atrativos turísticos do estado, além de apresentações culturais e mesas com produtos e iguarias da cozinha mineira e cooking shows.
O Subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, ressalta as oportunidades que a Travel Next inaugura, incentivando o empreendedorismo. “Essa feira é maior da história da Secult em número de empresas dentro do estande de Minas Gerais. Nós temos no total apenas 70 empresas. E na feira toda em torno de 230 empresas mineiras”, comenta.
Foram programadas três capacitações no auditório Aleijadinho, sendo a primeira da IGR Veredas, realizada na sexta-feira (23), a partir das 14h, e a segunda da IGR Trilha dos Inconfidentes, às 18h50. Já no sábado (24), a IGR Velho Chico apresenta seus atrativos a partir das 18h10.
Uma equipe da Secult também estará disponível para atendimentos no estande, onde haverá espaço de reuniões para os representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e dos municípios dialogarem com operadores de turismo e receptivos.
Cozinha mineira
A cozinha mineira será uma das principais atrações do estande de Minas Gerais. No dia 23, a partir das 13h, o público pôde apreciar os pratos à base de café mineiro oriundos da região do Alto Caparaó. Parte da experiência gastronômica do Mercado Central também foi levada ao espaço, no primeiro dia, a partir das 15h. Já no dia 24, a IGR Veredas e A Pãodequeijaria são quem recebe os visitantes com as iguarias da mesa mineira.
Os chefs mineiros Caio Soter e Felipe Rameh são outros dois convidados que realizarão cooking shows, respectivamente, no dia 23 e no dia 24, no palco principal da Travel Next Minas. A ação tem o patrocínio da CDL/BH e do Supermercado SuperNosso.
Programação cultural
Dois grupos, representativos das manifestações culturais mineiras, foram convidados para se apresentar no palco principal do evento. O primeiro é a Vesperata de Diamantina, no dia 23. E o segundo é a Guarda da Conga Feminina de Nossa Senhora do Rosário de Lagoa de Santo, de Pedro Leopoldo, que encontra o público no dia 24.
Travel Next Minas
A programação do evento está recheada com palestras e bate-papos que abordarão temas, como a inovação, a inteligência emocional, a tecnologia, o branding, o marketing on e offline e a autogestão. A curadoria de conteúdo é de Thiago Akira, um dos nomes mais reconhecidos nacionalmente no segmento do marketing turístico.
Ele vai ministrar, neste sábado (24), a palestra “Como criar uma estratégia de conteúdo que vende no Turismo?”. O CEO da “Foco Turismo” e fundador da Entur, Bruno Barbosa apresentará a aula “Como fechar vendas em escala na agência de viagens”.
Fernando Alves, fundador e mentor da Entur, ensinará “Como gerar tráfego qualificado no Turismo”, enquanto Daniel Turbox, CEO da Turbox Tecnologia e Inovação, vai palestrar sobre “Como gerar melhores oportunidades através da automação”.
A conferência “Ser apenas diferente não é suficiente” será ministrada por Lívia Sá, Diretora-geral do Go Viagens Personalizadas. O treinador comportamental e especialista em produtividade Saulo Boccanera dará palestra “Seja um agente da transformação”, que completa a programação da 1ª edição da Travel Next Minas.
PROGRAMAÇÃO
24/06 | SÁBADO: 13h às 19h
CAPACITAÇÕES
AUDITÓRIO ALEIJADINHO
14:00 às 14:40 – CEARÁ
14:50 às 15:30 – MATO GROSSO DO SUL
TEMA: Pantanal
Vamos juntos entender o que o Pantanal tem a oferecer em cada período e principalmente como podemos colocar esse bioma tão completo para cada publico na nossa vitrine de experiências.
Karol Orro
Responsável de Ecoturismo
Sou a Karol da Joicetur, responsável pelo Cruzeiro Pantanal, trabalho com Barcos Hotéis que navegam pelos rios e afluentes do Pantanal.
15:40 às 16:20 – RIO GRANDE DO NORTE
TEMA: Visite Rio Grande do Norte
Rio grande do norte um mundo de possibilidades para conhecer e vivenciar experiências únicas, uma gastronomia incrível e um acolhimento que só o povo potiguar pode oferecer para o turista em todos os segmentos.
Kayo Feitosa
Subgerente de Promoção Regional
Turismólogo, pós-graduado em gestão ambiental e Guia de turismo.
16:30 às 17:10 – SÃO LUÍS DO MARANHÃO
TEMA: Conheça São Luís!
Essa capacitação vai apresentar o destino aos agentes de viagens e operadores, os atrativos da cidade de São Luís.
Natasha Soares Marques de Sá
Coordenadora de Promoção e Integração Turística
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão. Experiência profissional como tripulante de solo na Azul Linhas Aéreas e atualmente Coordenadora de Promoção e Integração Turística da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.
17:20 às 18:00 – PERNAMBUCO
18:10 às 18:50 – MINAS GERAIS
AUDITÓRIO TIRADENTES
14:00 até 14:50 – LIVIA SÁ
Diretora-geral da Go Viagens Personalizadas
TEMA: SER APENAS DIFERENTE NÃO É SUFICIENTE
Formada em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté, e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mercado de Alto Padrão pela FAAP. Há 10 anos fundou sua agência focada em roteiros personalizados e diferenciados. Anteriormente, foi professora de Marketing, na Universidade Federal de Sergipe, atuou no setor de comunicação de grandes multinacionais e agências de marketing. Atualmente, coordena também a escola “Go Agentes” que oferece cursos para agentes de viagem focados em diferenciação e roteiro personalizado que reúne mais de 1.000 alunos.
15:00 até 15:50 – BRUNO BARBOSA
CEO da Foco Turismo e fundador da ENTUR
TEMA: COMO FECHAR VENDAS EM ESCALA NA AGÊNCIA DE VIAGENS
Consultor, palestrante e criador de conteúdo. CEO da Foco Turismo e fundador da primeira Escola de Negócios no Turismo do Brasil, a Entur. Especialista em gestão, funil de vendas, inbound marketing e CRM para agências de viagens.
16:00 até 16:50 – DANIEL TURBOX
CEO da Turbox
TEMA: COMO GERAR MELHORES OPORTUNIDADES ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO?
Pai de uma menina sensacional, comecei no Turismo muito novo, em 2001, e tive oportunidades ímpares, sendo gestor de empresas referências em seus segmentos Sou Turismólogo, Tecnólogo em Organização e Gestão de Eventos e MBA em Tecnologia para Negócios, além de diversos de cursos de especialização. Tenho no Aprendizado Contínuo um mantra de vida. A experiência acumulada em diversos setores fez com que em 2017 eu fundasse a Turbox, levando a inovação, ferramentas tecnológicas e metodologias modernas para diversos negócios do Turismo. Lancei um aplicativos para Agências de Viagens e Operadoras, o Meu Agente, além realizar palestras, mentorias e consultorias de inovação, tecnologia e automação.
17:00 até 17:50 – FERNANDO ALVES
Founder e Mentor na Entur
TEMA: COMO GERAR TRÁFEGO QUALIFICADO NO TURISMO?
Analista de Projetos para implantação de sistemas de reservas e venda on-line, com 13 anos de experiência na área de Marketing Digital, E-commerce e Inovação voltados para o setor Turístico.
Cofundador da Entur, a primeira Escola de Negócios do Turismo do Brasil. Possui grande conhecimento em comportamento de compra do Consumidor On-line, Tráfego Pago, Funil de Vendas, Portfólio de Produtos Turísticos, Estratégias de Marketing para Turismo, Inbound e Outbound Marketing. Durante este período investiu milhares de reais testando diferentes estratégias de campanhas de venda on-line para o turismo e auxiliou dezenas de alunos em diferentes áreas do setor.
18:00 até 18:50 – THIAGO AKIRA
Palestrante e Consultor de Marketing Digital para o Turismo
TEMA: COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO QUE VENDE NO TURISMO?
Thiago Akira atua como Consultor de Marketing Digital para o Turismo e ministra Cursos, Workshops e Palestras pelo país. Entusiasta da Transformação Digital no Turismo, empodera marcas e profissionais do trade com conhecimento e técnicas em Marketing, Comunidade, Conteúdo e Posicionamento Digital. Possui outros negócios na área de Tecnologias Imersivas e Metaverso no Turismo.
EXPERIÊNCIAS
14:30 – MINAS GERAIS
15:30 – SANTA RITA DO SAPUCAÍ
16:30 – MINAS GERAIS
Foto: Leo Bicalho